Educação Ambiental

Ilha do Arvoredo

Mergulho em uma das únicas Reservas Biológicas Marinhas do Brasil, formada pelas ilhas do Arvoredo, da Galé e Deserta e o Calhau de São Pedro. Mergulho autônomo ou apenas snorkeling (mergulho com uso de máscara e snorkel) na ilha do Arvoredo.

Aluguel do barco para passeios exclusivos com grupos fechados a bordo do Vento Sul II.


(mais…)

Conscientização ecológica no mar e em terra

Todas as atividades e passeios de barco da Vento Sul são voltadas para conscientização ecológica e respeito ao meio ambiente. O barco é uma ferramenta de educação ambiental que visa uma mudança da atitude na relação das pessoas com a natureza.

Durante o verão também implementamos atividades com visitantes que vêem buscar em Floripa um convívio com a natureza. O Espaço Ecológico da Vento Sul no Shopping Cachoeira é uma área especialmente organizada para trabalhar conteúdos ecológicos e educação ambiental, com exposição permanente de fotografias e painéis educativos, esqueletos de animais marinhos e objetos antigos. As atividades no Espaço contam com a parceria da Associação FloripAmanhã e da ong Aprender Entidade Ecológica.

Diariamente temos a apresentação de filmes e palestras. O Shopping Cachoeira — localizado na Avenida Luiz Boiteux Piazza, 3454, Cachoeira do Bom Jesus (veja no mapa) — ainda oferece música ao vivo, café, restaurantes e sorveteria.

A Vento Sul Turismo entende por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para conservação do meio ambiente, essencial para qualidade de vida e sua sustentabilidade. Procuramos ter esse conceito como um guia para nossa atividade, afinal, conservamos e cuidamos o que entendemos e conhecemos.

Projeto Barco-Escola: aprender com a natureza

O arquipélago do Arvoredo apresenta cenário único por suas características de beleza, biodiversidade, histórias e mistérios. Por isso a Vento Sul Turismo, a Ong Aprender e o Conselho da Rebio do Arvoredo desenvolvem o projeto Barco-Escola, um trabalho de educação ambiental com as comunidades do entorno , destacando os aspectos ecológicos e culturais que fazem do arquipélago do Arvoredo uma importante área de preservação. Os moradores da região exercem ações de influência determinante no sucesso da proteção da Rebio.

Através de vivências ao ar livre e de práticas pedagógicas interdisciplinares, o projeto desenvolvido pela ONG Aprender Entidade Ecológica adota metodologia de educação ambiental não-formal pioneira na região, colaborando no fortalecimento do processo de inserção das questões ecológicas no currículo de ensino escolar.

(mais…)